A Cooperativa Acácia de Catadores, Coleta, Triagem e Beneficiamento de Materiais Recicláveis de Araraquara recicla, por mês, cerca de uma tonelada de EPS (Expanded Poli Stireno), material mais conhecido como isopor.

Desde abril de 2012, a Cooperativa mantém um contrato de comodato com a Meiwa Indústria e Comércio Ltda (fábrica de embalagens de isopor – EPS), localizada em Arujá, SP. O contrato prevê uma máquina que fica em uma área adaptada na Usina de Tratamento de Resíduos Sólidos (ETRS). No processo de reciclagem trabalham dois cooperados da Acácia.
O material coletado fica armazenado no mesmo galpão onde o equipamento está instalado. Ao entrar na máquina, o isopor é aquecido a 160°, no qual o ar é retirado, o que equivale a 80% do produto, ficando somente 20%, formado de plástico para comercialização. "Depois de processado, fica um produto similar à madeira, com ele pode ser fabricado roda pé de casa, moldura de quadro, revestimento, entre outros", disse a cooperada Marta Joaquim. A empresa que compra esse produto e o transforma em outros é a empresa Santa Luzia, em Santa Catarina.
De acordo com Marta, com a reciclagem do isopor ganham a cooperativa e o meio ambiente. "Para a cooperativa é mais um produto para comercialização e para o meio ambiente este processo garante a diminuição do espaço ocupado pelo produto no aterro sanitário e o reaproveitamento de um material que tem tempo indeterminado de decomposição."
O isopor pode ser entregue na coleta seletiva porta a porta disponível, semanalmente, no município. " O descarte doméstico deve ser junto aos demais materiais recicláveis, já os grandes geradores do comércio e da indústria devem levar o material até à ETRS, na avenida Gervásio Brito Francisco, 750, Jardim Altos dos Pinheiros III. O telefone da cooperativa é o 3337 4564", completou Marta.
Vale lembrar que o material deve estar sempre limpo e que bandejas de produtos como carne não são aceitas, pois armazenam sangue em seu fundo, gerando um cheiro inadequado com o aquecimento.

Assessoria de Comunicação, 25 de abril de 2018

Pin It

Enquete Daae

De modo geral, como você avalia os serviços oferecidos pela unidade de atendimento móvel do Daae?

facebook

Back to top