A Cooperativa Acácia de Catadores, Coleta, Triagem e Beneficiamento de Materiais Recicláveis de Araraquara recicla, por mês, cerca de uma tonelada de EPS (Expanded Poli Stireno), material mais conhecido como isopor.

Desde abril de 2012, a Cooperativa mantém um contrato de comodato com a Meiwa Indústria e Comércio Ltda (fábrica de embalagens de isopor – EPS), localizada em Arujá, SP. O contrato prevê uma máquina que fica em uma área adaptada na Usina de Tratamento de Resíduos Sólidos (ETRS). No processo de reciclagem trabalham dois cooperados da Acácia.
O material coletado fica armazenado no mesmo galpão onde o equipamento está instalado. Ao entrar na máquina, o isopor é aquecido a 160°, no qual o ar é retirado, o que equivale a 80% do produto, ficando somente 20%, formado de plástico para comercialização. "Depois de processado, fica um produto similar à madeira, com ele pode ser fabricado roda pé de casa, moldura de quadro, revestimento, entre outros", disse a cooperada Marta Joaquim. A empresa que compra esse produto e o transforma em outros é a empresa Santa Luzia, em Santa Catarina.
De acordo com Marta, com a reciclagem do isopor ganham a cooperativa e o meio ambiente. "Para a cooperativa é mais um produto para comercialização e para o meio ambiente este processo garante a diminuição do espaço ocupado pelo produto no aterro sanitário e o reaproveitamento de um material que tem tempo indeterminado de decomposição."
O isopor pode ser entregue na coleta seletiva porta a porta disponível, semanalmente, no município. " O descarte doméstico deve ser junto aos demais materiais recicláveis, já os grandes geradores do comércio e da indústria devem levar o material até à ETRS, na avenida Gervásio Brito Francisco, 750, Jardim Altos dos Pinheiros III. O telefone da cooperativa é o 3337 4564", completou Marta.
Vale lembrar que o material deve estar sempre limpo e que bandejas de produtos como carne não são aceitas, pois armazenam sangue em seu fundo, gerando um cheiro inadequado com o aquecimento.

Assessoria de Comunicação, 25 de abril de 2018

Pin It

Enquete Daae

De modo geral, como você prefere se comunicar com o Daae?

facebook

Back to top