Os servidores Weverton Campos Nozela e Francisco Raimundo da Silva, da Gerência de Tratamento de Água e Esgoto, estão participando do XI Congresso Brasileiro de Análise Térmica e Calorimetria, realizado de 22 a 24 de abril, no Rio de Janeiro, RJ, pela Associação Brasileira de Análise Térmica e Calorimetria (Abratec).

Ambos apresentaram trabalhos científicos sobre o tema do congresso. Weverton apresentou o trabalho oral intitulado "Avaliação de lodo de esgoto em consórcio com poda urbana para obtenção de um combustível sólido pelo processo de peletização e torrefação", pesquisa realizada com lodo de esgoto da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Bueno de Andrada e com podas de árvore da cidade de Araraquara, a fim de apresentar melhor reaproveitamento para os resíduos.
Outro trabalho apresentado na forma de pôster foi feito pelo servidor Francisco, denominado de "Efeito da adição de lodo à biomassa na porosidade do biocarvão", este trabalho trata da disposição de lodo de Estação de Tratamento de Água (ETA).
Os servidores agradecem a oportunidade dada pelo Daae em relação ao incentivo à produção científica e à participação no congresso.
Análise Térmica - abrange um conjunto de técnicas que possibilita medir, sob um programa controlado de temperatura, uma propriedade física de uma substância e/ou de seus produtos de reação em função do tempo ou da temperatura. São técnicas multidisciplinares, aplicadas a diversos tipos de materiais para desenvolver diferentes estudos. Nas últimas décadas, essas técnicas adquiriram importância crescente em todas as áreas do conhecimento com aplicações nos diferentes segmentos dos setores produtivos tais como: estabilidade térmica e caracterização de materiais; determinação do grau de pureza ou composição de misturas; mecanismos e cinética de decomposição térmica, visando definir a vida útil, tanto de matérias primas, como de produtos acabados; otimização das condições de síntese de novos materiais ou pré-formulação de produtos; caracterização de polimorfos; estabelecimento de novos métodos de análise, dentre outras. (site: https://www.abratec.com.br/xicbratec)

Assessoria de Comunicação, 24 de abril de 2018.

Pin It

Enquete Daae

Como você avalia a coleta e tratamento do esgoto realizado pelo Daae?

facebook

Back to top