adotepraca

“Programa Adote o Verde”

Com o objetivo de envolver os cidadãos e empresários de Araraquara na manutenção de áreas ajardinadas, o Departamento Autônomo de Água e Esgotos, torna público o Programa de Adoção de Praças, onde firma-se entre o ente público e pessoas físicas e/ou jurídicas uma contrapartida de manutenção de espaços ajardinados do município, e a veiculação de publicidade destas empresas, ficando estas isentas da taxa de publicidade.

A Gerência de Limpeza Urbana, desde junho de 2014, vem realizando a manutenção dos canteiros centrais, rotatórias, próprios das Secretarias da Saúde, Assistência Social, Áreas de Esportes e Lazer e Praças Públicas. Desde o início do gerenciamento, foi posto em prática o projeto intitulado Adote o Verde, baseado nas Leis Municipais nº4.820/97 e 5.200/99, LC nº810 de 6/05/2011, Decreto nº 10.894 de 28/04/2015 e LC nº840 de 26/07/2013.

O município de Araraquara conta com mais de 100 Praças Públicas, canteiros centrais, Dispositivos viários, etc.

A implementação deste programa visa, através da conservação e renovação de espaços verdes públicos como praças, canteiros e dispositivos, uma possibilidade de participação por parte dos cidadãos na manutenção, despertando uma consciência maior por parte destes.

O projeto propõe a adoção dos espaços verdes por empresas localizadas nas proximidades da área ou não. Elas ficariam responsáveis pela manutenção desses locais, reorganizando e reestruturando o ambiente através de serviços como roçada da grama, limpeza em geral de folhas secas e outros resíduos e se necessário, o despraguejamento (retirada de plantas daninhas em canteiros e gramados). Em troca dos serviços prestados, a empresa poderá utilizar o espaço para divulgação e publicidade de sua marca, conforme a orientação do Daae.

O Daae, como exemplo, executou a restauração do canteiro localizado na avenida Napoleão Selmi Dei, em frente ao Banco do Brasil. Foram realizadas as seguintes manutenções: nivelamento do terreno, plantio de grama batatais, poda das árvores, abertura de dois canteiros de flores e a construção de duas passarelas.

As parcerias com as empresas já iniciaram. A Provac Drim encarregou-se de assumir a manutenção dos dispositivos viários das avenidas Maurício Galli, Presidente Vargas e Maria Antônia Camargo de Oliveira (via Expressa), entre outros. A Clínica do Coração Drl Lineu Biazotti adotou a Bento de Abreu na totalidade, A Plantae Paisagismo uma Praça e trecho da Napoleão Selmi Dey, a Nigro Alumínio ficou responsável pela conservação do dispositivo viário da avenida Adayl N. Silva e uma rotatória na via Expressa. Também a Chalu Imóveis e Fúlvia Magrini participam do projeto, dentre outras.

A empresa que estiver interessada em participar deverá formalizar o pedido junto ao Daae, através de requerimento para solicitação de adoção de canteiros centrais, praças ou quaisquer áreas verdes do município.

Em fevereiro de 2015, foi instituído um grupo composto por servidores do Daae para fomentar o projeto. Visitas foram feitas a empresários potencialmente aptos em adotar essa parceria. Fiscalizações foram intensificadas visando o melhor manejo das áreas. Várias empresas se destacaram, entre elas a Provac, e as demais melhoraram as roçadas e acabamentos das áreas adotadas.

Os trabalhos foram concentrados nos canteiros centrais dos seguintes locais: Bento de Abreu, Padre Francisco Salles Colturato, Napoleão Selmi Dei, Circulares da Fonte, Luis Alberto, entre outros. Praças também receberam os serviços, tais como a dos Advogados, Câmara Municipal, Itália/Francisco Pedro Monteiro da Silva, Praça Sylvia Gravina Logatti, dentre outras áreas. Dos 31 termos de adoção assinados, 22 foram firmados após a transferência dos serviços de manutenção de áreas verdes e ajardinadas do município ao Daae.

No total, temos 53 locais sendo gerenciados pela Gerência de Limpeza Urbana. Vale ressaltar o balanço anual extremamente positivo, tendo em vista o engajamento de empresários e profissionais liberais na adesão ao projeto. Segue o depoimento do Sr. Joaquim, do Grupo Kinkas, responsável pela manutenção de cinco áreas verdes: “ Para mim é um enorme prazer poder contribuir com o Daae e com a nossa cidade. Para o Grupo Kinkas, a participação em um projeto como esse só vem reforçar nosso trabalho, pois já há algum tempo, trabalhamos em favor do meio ambiente. Aqui em Araraquara o meu trabalho é pouco conhecido, mas agora acredito que vamos nos fortalecer, pois juntos neste projeto a cidade só tem a ganhar. É notável a grande diferença na manutenção das praças e canteiros centrais; o que antes estava abandonado, hoje já pode ser utilizado como referência. Foi uma ótima idéia a criação deste projeto; a cidade ganha manutenção e as empresas ganham com a propaganda, mas as empresas tem que ser fiscalizadas para que cumpram com o contrato firmado entre as partes”, conclui.

Para participar do Programa os interessados devem contatar a Gerência de Limpeza Urbana, 16-33249585, ou e-mail:Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

- INSTRUÇÃO DE PUBLICIDADE

- MODELO DE REQUERIMENTO

- RODAPÉ DA PLACA

Pin It

Enquete Daae

De modo geral, como você avalia a qualidade do atendimento do daae realizado por meio do 0800 770 1595?

facebook

Back to top